1 de 1 Enade — Foto: Pexels
Enade — Foto: Pexels
Dos 96 cursos de graduação de Juiz de Fora, São João del Rei e Viçosa avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, 27 tiveram a nota máxima, que é 5. Desse cursos, 26 são de instituições públicas: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Das instituições privadas das três cidades, apenas a Faculdades Integradas Vianna Júnior em Juiz de Fora obteve um curso com nota máxima no Enade.
Os cursos com nota máxima no Enade 2019 em Juiz de Fora, Viçosa e São João del Rei foram:
- UFJF: Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica – Sistemas, Eletrônicos, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária;
- Faculdades Integradas Vianna Júnior (Juiz de Fora): Tecnologia em Gestão Ambiental;
- UFSJ: Medicina e Arquitetura e Urbanismo;
- UFV: Medicina, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Elétrica, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia e Arquitetura e Urbanismo.
Além dos resultados do Enade 2019 das instituições públicas e privadas em Uberlândia em Uberaba, o G1 consultou as notas de cursos avaliados da UFJF, UFSJ, UFV e IF Sudeste MG que também têm campi em outras cidades de Minas Gerais.
No campus da UFJF em Governador Valadares, por exemplo, três cursos alcançaram nota 5 (veja mais abaixo).
- LEIA TAMBÉM: Universidades federais, que podem perder recursos em 2021, são responsáveis por quase 70% das notas máximas no Enade
O resultado do exame, que mede a qualidade dos cursos de instituições de ensino superior de todo o país, foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2019, a prova avaliou o conhecimento de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.
O Conceito Enade varia de 1 a 5. Quanto mais alta for a pontuação, melhor o desempenho dos estudantes. As instituições com menos de dois concluintes participantes no exame não obtêm o Conceito Enade, ficando classificado como “Sem Conceito (SC)”.
Enade 2019: Universidade Federal de Juiz de Fora Enade 2019: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Enade 2019: Faculdades particulares de Juiz de Fora
São João del Rei
Enade 2019:Universidade Federal de São João del Rei Enade 2019: Faculdade particular de São João del Rei
Viçosa
Enade 2019: Universidade Federal de Viçosa Enade 2019: Faculdades particulares de Viçosa
Campi das instituições federais da Zona da Mata e Vertentes
O G1 consultou as notas de cursos avaliados da UFJF, UFSJ, UFV e IF Sudeste MG que têm campi em Governador Valadares, Divinópolis, Ouro Branco, Sete Lagoas, Florestal, Rio Paranaíba, Barbacena e Rio Pomba.
Veja abaixo os cursos que atingiram nota 5:
- UFJF – Governador Valadares: Nutrição, Fisioterapia e Farmácia;
- IF Sudeste MG – Rio Pomba: Agronomia;
- UFSJ – Divinópolis: Farmácia;
- UFSJ – Sete Lagoas: Engenharia Florestal;
- UFV – Florestal: Agronomia;
- UFV – Rio Paranaíba: Agronomia e Engenharia Civil.
Enade 2019: notas de outros campi das instituições federais da Zona da Mata e Vertentes
Como funciona o Enade?
A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:
I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.
II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.
III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.
São dois instrumentos de avaliação:
- prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);
- e questionário de perfil dos alunos.
Segundo o Inep, as questões apresentam níveis de dificuldade diferentes a cada prova. Por isso, não é correto comparar o desempenho de alunos de cursos ou de anos distintos.
- Barbacena
- Florestal
- Governador Valadares
- Juiz de Fora
- Ouro Branco
- Rio Paranaíba
- Rio Pomba
- Sete Lagoas
- São João Del Rei
- UFJF
- UFSJ
- UFV
- Viçosa
Newsletter G1 Created with Sketch.
O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita. Inscreva-se e receba a newsletter
Obrigado!
Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.