UA-154680265-1
No Result
View All Result
Saida Sul DF
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Tecnologia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • GUIA COMERCIAL
  • Contato
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Tecnologia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • GUIA COMERCIAL
  • Contato
No Result
View All Result
Saida Sul DF
No Result
View All Result
Home Cidades

Uma cidade mais segura para o público feminino

Saida Sul by Saida Sul
5 de Setembro, 2020
in Cidades
0
Uma cidade mais segura para o público feminino

Uma cidade mais segura para o público feminino

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O letreiro Eu amo Brasília em frente à Torre de TV ganhou as cores do arco íris. A mudança temporária com adesivos coloridos faz parte das comemorações do Dia Internacional da Visibilidade LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros, Queers e Intersexuais), celebrado na quinta feira (28).
O letreiro Eu amo Brasília em frente à Torre de TV ganhou as cores do arco íris. A mudança temporária com adesivos coloridos faz parte das comemorações do Dia Internacional da Visibilidade LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros, Queers e Intersexuais), celebrado na quinta feira (28).
Projeto prevê uma série de intervenções em espaços públicos e serviços da cidade com foco na proteção à mulher| Foto: Arquivo/Agência Brasília

Apresentado pela Secretaria da Mulher (SM), o projeto Brasília, uma Cidade Segura para Mulheres foi um dos selecionados para a 14ª Capacitação Regional do Mercocidades, uma rede de governos da América do Sul que tem a missão de reforçar a identidade e a integração local, assegurando desenvolvimento e bem-estar das cidades-membro, da qual Brasília faz parte. O projeto tem como referência os itens 5 e 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” e “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

“As mulheres são a maioria da população brasiliense e não participam ou tiveram suas necessidades consideradas no desenho urbano”Fernanda Falcomer, autora da proposta selecionada

A proposta da Secretaria da Mulher, por exemplo, inclui a perspectiva de gênero no planejamento das cidades e tem por objetivo transformar espaços públicos e transformar Brasília em uma cidade mais inclusiva, segura e acessível para mulheres, a partir da pactuação de atores locais governamentais e não governamentais.

“Foi uma grande alegria ter nosso projeto escolhido por meio de processo seletivo, entre tantos outros. Isso permite inserir o Distrito Federal no debate da implementação de melhores políticas e de melhores práticas. Além de apresentar ao Mercosul a nossa proposta de cidade pensada na mobilidade e na segurança das mulheres, bem como oferecer a chance de torná-la realidade”, destaca a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

Segundo a coordenadora de Assuntos Intersetoriais da pasta e autora da proposta, Fernanda Falcomer, a ideia é pensar o espaço urbano para fortalecer políticas públicas que consideram o gênero como fator determinante no desenho de uma cidade. “O planejamento das cidades não costuma levar em consideração a perspectiva de gênero. As mulheres são a maioria da população brasiliense e não participam ou tiveram suas necessidades consideradas no desenho urbano”, ressaltou Fernanda.

A psicóloga destaca ainda que, além da violência doméstica, a vulnerabilidade das mulheres nos locais públicos limita a liberdade delas e restringe a possibilidade de que elas participem e usufruam dos espaços coletivos sem que se sintam ameaçadas em sua integridade, física, moral e psicológica. O perigo se torna ainda grave, acrescenta Fernanda, quando as políticas públicas não garantem uma cidade bem estruturada, com iluminação pública adequada, praças bem conservadas e educação de qualidade, além de acesso a ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde, cultura, esporte, lazer e igualdade nas oportunidades de trabalho e geração de renda.

Leia também

imagem05-09-2020-19-09-09
imagem05-09-2020-19-09-09

Lei Maria da Penha: debates projetam proteção à mulher

Foto: Secretaria da Mulher/DF
Foto: Secretaria da Mulher/DF

GDF dará assistência gratuita para mulheres empreendedoras

Para transformar essa realidade, a proposta apresentada pela equipe da Secretaria da Mulher sugere, entre outros temas, o envolvimento de instituições de governança local, comunidade acadêmica e lideranças comunitárias femininas na elaboração interferências urbanas. “Ao tornar Brasília uma cidade mais acessível para as mulheres, isso beneficia não somente o público feminino, mas toda a população. A partir do momento em que a cidade se torna mais segura para elas, se torna mais segura para toda a sociedade”, defende.

Saiba mais

Ao todo, foram escolhidos 26 projetos de Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador e Brasil. Eles abordam temáticas que envolvem questões de sustentabilidade e inclusão. Exemplos: meio ambiente, juventude, desenvolvimento urbano, igualdade de gênero, inclusão social, educação e saúde. Como critério de seleção foram consideradas a experiência dos candidatos e a pertinência do projeto.

A capacitação virtual, feita na modalidade Ensino a Distância (EAD), começou no dia 1º de setembro e vai até 15 de outubro. Os selecionados receberão aconselhamentos e tutorias on-line, por parte do Mercocidades, para desenvolver as suas propostas. O objetivo é que as ideias de fato saíam do papel e possam ser implementadas.

Ao fina,l serão escolhidas três instituições que cumprirem a participação nas aulas e a formulação final de seus projetos. Se classificados, os representantes da Secretaria da Mulher deverão participar de visita técnica em 2021 – em uma experiência semelhante à iniciativa formulada – a uma cidade-membro da rede de governos ou a uma atividade desenvolvida pela Mercocidades. Os custos de passagem aérea e alojamento são pagos pelos idealizadores da capacitação.

 

* Com informações da Secretaria da Mulher

direitos das mulheres Direitos Humanos GDF Mercocidades Mercosul mulher ONU Secretária da Mulher

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/09/05/uma-cidade-mais-segura-para-o-publico-feminino

Previous Post

Cultura amplia alcance de beneficiários da Lei Aldir Blanc

Next Post

Menu

Saida Sul

Saida Sul

Next Post
Menu

Menu

As mais comentadas nas ultimas horas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Estudo diz que a cloroquina “é segura” e aponta cura de 98,7% dos pacientes

Estudo diz que a cloroquina “é segura” e aponta cura de 98,7% dos pacientes

4 de Março, 2021
A decisão é sempre sua.

A decisão é sempre sua.

3 de Março, 2021
Estudo de Israel mostra que uso da ivermectina no tratamento da covid 19 pode ter impacto significativo na saúde pública e encurtar tempo de isolamento

O estudo israelense mostra que o uso da ivermectina no tratamento kovid-19 pode ter um impacto significativo na saúde pública e no encurtamento do tempo de isolamento.

14 de Fevereiro, 2021
Vagas para candidatos sem escolaridade ou só com nível fundamental

Vagas para candidatos sem escolaridade ou só com nível fundamental

3 de Março, 2021
Quase 150 mil pessoas já foram vacinadas no DF

Quase 150 mil pessoas já foram vacinadas no DF

4 de Março, 2021
Processo seletivo Prefeitura de Lajedinho BA: edital e inscrições

Processo seletivo Prefeitura de Lajedinho – BA: edital e inscrições

4 de Março, 2021
‘Atividade essencial é toda aquela necessária para um trabalhador levar o pão para casa’, diz Bolsonaro

‘ atividade essencial é a única que é necessária para que um trabalhador leve para casa o pão, e#8217;, diz Bolsonaro

4 de Março, 2021
Webinário discute violência doméstica

Webinário discute violência doméstica

4 de Março, 2021

Noticias da ultima semana

Câmara pede ao STF prisão de Danilo Gentili por declaração sobre ‘socar deputados’

Câmara pede prisão do STF de Danilo Gentili por comentário sobre “deputados punk”

2 de Março, 2021
Processo seletivo Prefeitura de Maçambará RS: EDITAL E INSCRIÇÕES

Processo seletivo Prefeitura de Maçambará – RS: EDITAL E INSCRIÇÕES

27 de Fevereiro, 2021
Ações conjuntas vão promover inclusão produtiva no DF

Ações conjuntas vão promover inclusão produtiva no DF

2 de Março, 2021
Governo repassa R$ 449 milhões a Centros para Enfrentamento da Covid-19

Governo repassa R$ 449 milhões a Centros para Enfrentamento da Covid-19

2 de Março, 2021
Facebook Twitter Google+ Youtube RSS
No Result
View All Result
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Tecnologia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • GUIA COMERCIAL
  • Contato

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com