1 de 1 Candidatos a reitor da UFU debatem propostas para a gestão 2020/2024 da instituição — Foto: Marco Cavalcanti/Dirco/UFU
Candidatos a reitor da UFU debatem propostas para a gestão 2020/2024 da instituição — Foto: Marco Cavalcanti/Dirco/UFU
Os três candidatos a reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) debateram, na noite da última terça-feira (1º), as propostas de cada chapa para a gestão 2020/2024. As regras foram definidas pela Comissão Especial que organiza a eleição e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).
Participam do pleito as chapas ComUnidade UFU, que tem Helvécio Damis de Oliveira como candidato a reitor e Marineia Crosara como vice; UFU para Todos, com Valder Steffen Júnior e Carlos Henrique Martins; e uFUTURO com os candidatos Dennys Garcia Xavier e Efigênia Aparecida Maciel.
“Organizamos o debate em seis diferentes blocos, nos quais os candidatos puderam abordar temas desde ensino e pesquisa, passando por assistência estudantil, e também comentar perguntas que vieram diretamente dos campi de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas”, explicou o presidente da comissão, Carlos Eduardo Monteiro.
O segundo debate foi marcado para o dia 15 de setembro, dois dias antes da consulta eleitoral para reitor e vice, que será realizada no dia 17, entre 10h e 23h59, de forma eletrônica e remota. Poderão votar docentes, estudantes e técnicos-administrativos.
"podemos acompanhar debates sensíveis como o corte de recursos e formas de captação de recursos, enfim, como cada candidato pretende estruturar a universidade nesse momento tão difícil para a educação brasileira", afirmou Monteiro.
Em caso de segundo turno, previsto para ocorrer em 24 de setembro, um terceiro debate será realizado no dia 22. O resultado subsidia a elaboração das listas tríplices feitas pelo Conselho Universitário (Consun) que serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC), que é o responsável pelas nomeações.
Consulta eleitoral
- A consulta eleitoral eletrônica para reitor e vice-reitor da UFU foi definida pelo Conselho Universitário no dia 23 de julho. O primeiro turno do pleito ocorrerá no dia 17 de setembro, das 10h às 23h59.
- Caso necessário, o segundo turno será no dia 24 do mesmo mês. Os eleitores tem até o dia 2 de setembro para regularizarem os e-mails institucionais e ficarem aptos a votar.
- Devido à pandemia de Covid-19, a votação será on-line, utilizando o “Sistema de Votação On-line Helios Voting”. O sistema foi adaptado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para este tipo de eleição. Parte da comissão deverá ir até a sede da UFSC, pois a apuração ocorrerá na instituição do sul do Brasil.
- No início de agosto, a Comissão Especial que organiza o pleito definiu a data para as inscrições.
- As candidaturas foram apresentadas foram apresentadas no dia 13 de agosto. No mesmo dia, a Comissão Especial também publicou uma portaria que regulamenta a aplicação de sanções e recursos.
- Em 1º de setembro ocorreu o primeiro debate entre os candidatos.
- O segundo debate está marcado para o dia 15 de setembro, dois dias antes do primeiro turno do pleito.
Newsletter G1 Created with Sketch.
O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita. Inscreva-se e receba a newsletter
Obrigado!
Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.