Norma sancionada nesta quinta determina que seja ensinada a ‘manobra de Heimlich’. Instituições e saúde têm 60 dias para se adequar.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/11/19/2_1.jpg?ssl=1)
Foto: Mariana Palma/G1
Uma nova lei distrital, sancionada nesta quinta-feira (8), determina que todos os hospitais de Brasília – das redes pública e privada – ofereçam cursos de “manobra de Heimlich” no pré-natal. O método é usado para desobstruir as vias aéreas, em casos de engasgo (entenda ao final).
Segundo a autora do projeto transformado em lei, a deputada Jaqueline Silva (PTB), a medida é uma resposta ao que considera um amplo desconhecimento do método e traz maior segurança às mães e pais. “A demanda chegou ao nosso gabinete e, como mãe, eu me sensibilizo muito.”
“Ver seu filho se engasgar é assustador.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/1/H/ETzC17T8aGKfKtAouI2g/whatsapp-image-2019-06-23-at-13.16.38.jpeg?ssl=1)
Em junho, um bebê de 1 ano e 10 meses morreu após se engasgardentro de casa, no Guará 2. Segundo os bombeiros que fizeram os primeiros socorros, a criança tinha problema cardíaco e, mesmo sendo levada ao hospital, acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória.
As instituições de saúde têm 60 dias para atender à nova regra. Segundo a norma, o curso de “manobra de Heimlich” deve ser ministrado por equipes interdisciplinares de saúde, oferecidas por entidades públicas ou privadas – como o Samu, o Corpo de Bombeiros e clínicas especializadas.
“Estou marcando uma audiência com o secretário de Saúde para entender como isso será aplicado e fiscalizado. Não vejo como algo complexo, será um curso a mais dentro do pré-natal. Quero acompanhar de perto”, disse a distrital ao G1.Veja o que fazer se o bebê engasgarBem Estar00:00/04:54

No ano passado, o G1 também noticiou dois atendimentos de urgência feitos pelo Corpo de Bombeiros para desengasgar bebês. Um deles tinha apenas dois meses e foi levado ao quartel de Santa Maria pela própria mãe. A criança chegou sem respirar e com o rosto roxo.
O outro foi um menino de 3 anos que estava sem conseguir respirar por conta de uma bolinha de isopor presa no nariz. Ele também foi levado pelos pais à sede dos bombeiros, mas a retirada do objeto só foi feita em um hospital.
O que fazer em caso de engasgo
O procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do Bem Estar (veja vídeo abaixo).Veja como socorrer um bebê engasgadoBem Estar00:00/05:19

Já em crianças acima de 1 ano, adultos ou idosos, o recomendado é a “manobra de Heimlich”, uma espécie de abraço por trás, com os punhos cerrados pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
A “manobra de Heimlich” foi descrita, pela primeira vez, em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich. O pesquisador morreu em dezembro de 2016, aos 96 anos, com um ataque cardíaco.
Fonte: G1 DF