Foram 20.125 toneladas de entulhos recolhidos somente nesta sexta em limpeza geral em área de transbordo no Setor de Oficinas (SOF) Sul do Guará, onde também foram removidos 55 pneus jogados irregularmente naquela área.
Nas avenidas Contorno e Central, as equipes do GDF Presente, em apoio à administração regional, fizeram a coleta de outros 4.458 toneladas de inservíveis.
“Há uma importância significativa nesse tipo de serviço: evita doenças e a proliferação de animais peçonhentos e mosquitos como o da dengue”, afirma a administradora regional do Guará, Luciane Quintana. Ela conta que, nesse período de pandemia, em que as pessoas estão mais em casa, houve aumento na produção de lixo. “Tem que combater ainda mais.” Em toda a semana, as ações somam 80 mil toneladas recolhidas.
Além disso, as equipes finalizaram o cronograma de cobertura de buracos e melhoria das vias. Nesta sexta, foram oito toneladas de massa asfáltica utilizadas na operação tapa-buracos na QE 38 e QI 12. Esta frente também foi atacada diretamente pela força-tarefa e somou 26,2 mil toneladas de massa asfáltica usadas desde segunda-feira.
“A participação do GDF Presente nas ações da cidade é excelente. É um braço que tem resultado bastante importante, reforça nosso trabalho, traz visibilidade e agiliza a solução de demandas que chegam via ouvidoria”, afirma a administradora, Luciane Quintana. De acordo com ela, os principais pedidos cadastrados envolvem justamente tapa-buracos e limpezas.
Morador do Guará há 50 anos, o Francisco Xavier de Castro é daqueles envolvidos com a gestão da cidade. Como líder comunitário da QI 2, ele encabeça as aberturas de ordens de serviço junto à administração. “Temos sido atendidos a contento. Fizeram serviço de tapa-buraco e todo mundo ficou feliz, entre outras coisas solicitadas”, conta. Ele reconhece que caminhões de coleta de lixo e entulho passam de forma constante. “Temos trabalhado pela conscientização dos moradores”, revela o aposentado de 62 anos.
Limpeza no Pontão do Lago Sul
A estudante Ingrid Nascimento, 22 anos, é frequentadora assídua do espaço, onde costuma fazer caminhadas.“Acho importante que esse tipo de serviço seja executado para manter o espaço sempre em ordem. Bom ver que o governo se preocupa com isso, já que esse local é público”, opina.
“O GDF Presente é um programa ágil, que permite que possamos atuar em diversas frentes de uma só vez”, entende o administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro Neto. De acordo com ele, o programa permite priorizar as demandas próprias da comunidade. “Assim dá visibilidade às ações do governo em nossa região administrativa”, emenda.
Mais buracos tapados no Gama
Nesta sexta, foram 14 toneladas de massa asfáltica utilizadas para melhoria das pistas com cobertura de buracos nas quadras 25 e 26 do Setor Leste. A demanda foi feita por moradores, que apontaram situação crítica para trânsito na região.
Administradora Regional do Gama, Joseane Feitosa valoriza o reforço do GDF Presente na cidade. “É uma força-tarefa que permite aumentar a capacidade de serviços e agir de forma mais rápida, com aumento do volume de massa asfáltica e mais maquinário para atuar nas demandas que a administração já faz no cotidiano”, diz.
Galeria de Fotos