O Fundo Monetário Internacional (FMI) segurou nesta terça-feira, 6, as previsões de crescimento da economia brasileira, e projeta crescimento em 2021 maior do que o previsto.
A organização estima que o Produto Interno Bruto será de 3,7, equivalente a um ponto de 0,1 em comparação com as previsões originais.
Para o ano seguinte, a expansão foi mantida em 2,6 em 2022.
A previsão do FMI para o Grupo de Países de Desenvolvimento e Emergentes, que trata do Brasil, cresceu 0,4 pontos percentuais para este ano, com crescimento de 6,7%.
” Estamos agora enfrentando uma recuperação mais forte em 2021 e 2022 para a economia global, em comparação com nossa projeção anterior, com crescimento de 6% em 2021 e 4,4% em 2022. No entanto, há enormes desafios que estão relacionados com as diferenças na velocidade de recuperação, tanto entre países como dentro dos países, e para o potencial dano econômico duradouro resultante da crise. ” Disse Gita Gopinath, assessora econômica e diretora de pesquisa sobre o fundo.
Os quadros do FMI, que apesar da grande incerteza sobre o desenvolvimento da pandemia em todo o mundo, já é possível ver uma saída para a crise econômica e de saúde.