
Ainda há outras três seleções previstas. – Foto: Logo / Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está em processo para escolher organizadora para seu próximo certame. De acordo com o órgão, as empresas interessadas já enviaram seus pedidos. Sendo assim, é possível que a banca do concurso IBGE seja definida até dezembro de 2020. Depois disso, o próximo passo é o lançamento do edital.
Segundo o instituto, se candidataram para organizar a seleção:
- Fundação Getúlio Vargas – FGV;
- Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – Ibade;
- Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.
A oferta prevista para o concurso IBGE é de 6.500 vagas temporárias para profissionais que irão realizar pesquisas pelo Instituto, voltadas ao Censo Demográfico. “O IBGE está trabalhando para que o edital seja lançado até janeiro de 2021”, afirmou o órgão.
- Prepare-se: Questões de Concursos
- Adquira: Material Preparatório para Concursos
Detalhes do concurso IBGE
Os contratos terão duração de um ano, podendo haver prorrogação conforme as necessidades do instituto. As mais de 6 mil vagas autorizadas são para os cargos de:
- Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas para nível médio;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas para nível médio;
- Agente de Pesquisa por telefone: 300 vagas para nível médio;
- Supervisor de Pesquisa: 25 vagas para nível superior.
É provável que os candidatos sejam avaliados por meio de provas objetivas, conforme seleções anteriores. As remunerações ainda não foram definidas.
- Veja também: O que cai na prova do concurso IBGE?
Outras seleções previstas para 2021
Além do concurso IBGE para níveis médio e superior, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021 prevê outras três seleções do órgão. A ideia desses certames é contratar funcionários temporários que irão trabalhar no Censo. Inclusive, um desses seletivos foi lançado em 2020, mas acabou sendo suspenso por causa da pandemia de coronavírus.
O certame que está paralisado oferta 208.695 vagas para níveis médio e fundamental, divididas em dois editais, deve ser retomado no início de 2021. De acordo com o IBGE, o quantitativo das oportunidades deve ser mantido. “O que mudou foi a data de realização do Censo. O quantitativo de vagas deve permanecer o mesmo. Todos os processos seletivos previstos para a operação serão realizados no ano do Censo”, afirmou o Instituto.
- Veja também: 20 concursos abrem inscrições esta semana
As vagas previstas pelo concurso IBGE para o Censo Demográfico são:
- Agente Censitário Municipal (ACM): 5.462 vagas para nível médio com remuneração de R$ 2.558;
- Agente Censitário Supervisor (ACS): 22.676 vagas para nível médio com remuneração de R$2.158;
- Recenseador: 180.557 vagas para nível fundamental com remuneração que varia por região.
O outro processo seletivo IBGE que foi autorizado pelo Ministério da Economia conta com 192 vagas para as funções de Agente Censitário de Pesquisa por Telefone e Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação. Os aprovados irão trabalhar na cidade do Rio de Janeiro, fazendo pesquisas pelo telefone.
Já a terceira seleção deve ser lançada apenas no final de 2021, após a conclusão do Censo. A previsão é para o cargo de Codificador. “Os codificadores nos ajudam na consolidação dos dados que foram coletados na pesquisa. A expectativa de entrada [do edital] é lá para novembro, depois que o Censo já estiver concluído”, disse o coordenador de RH do IBGE, Bruno Malheiros.
Vale ressaltar que a coleta de dados para o Censo Demográfico deve ser feita em torno do dia 31 de julho de 2021.
Compartilhe