A Descompplica tem dez mil usuários pagantes. Um investimento semente milionário será usado para chegar a um milhão de clientes

Estabelecimento comercial com materiais da Descompplica: fintech é dona de um cartão multibenefícios, voltado principalmente para a classe C (Descompplica/Divulgação)
O Brasil ainda tem 45 milhões de pessoas fora do sistema bancário, e elas movimentam mais de 800 bilhões de reais por ano. Fintechs, varejistas e bancos digitais investem para convencê-las a trocar o dinheiro vivo por contas digitais.
Uma delas é a Descompplica — que recebeu um investimento semente milionário para acelerar seus planos. A fintech é dona de um cartão multibenefícios, voltado principalmente para a classe C. Com um aporte de quatro milhões de reais feito por investidores-anjo, a Decompplica pretende passar de dez mil clientes pagantes para um milhão deles em dois anos.
Digitalizando a classe C
A ideia para a Descompplica surgiu em um negócio anterior da empreendedora Raissa Urbano. Ela era sócia da empresa de saúde popular Alianças em Saúde, dando atendimento para exames e odontologia.
“Comecei a entender que o maior problema do usuário não era o local de consulta, mas conseguir crédito para realizá-las”, diz Urbano. “Há pessoas que não tem acesso aos bancos e precisam pagar tudo com dinheiro vivo. Mas elas têm celular e capacidade de consumir, ainda que não sejam financeiramente digitais.”

Raissa Urbano, CEO da Descompplica
Raissa Urbano, CEO da Descompplica (Descompplica/Divulgação)
A Descompplica em abril deste ano, de um investimento de dez milhões de reais. O negócio tem um cartão multibenefícios, unindo um clube de descontos e empréstimos com taxas diferenciadas; um conjunto de microsseguros incluídos, da recolocação profissional à indenização por fratura óssea; e, neste mês, uma conta digital para, por exemplo, pagar boletos, fazer saques, realizar transferências e recarregar celulares.
A Descompplica tem uma rede de 35 mil parceiros, como academias, cinemas, cursos, e-commerces, farmácias, pet shops e salões de beleza. Os descontos vão de 10% a 70% do valor original. São dez mil usuários de classes C e B, pagantes de uma mensalidade de 49,90 reais em troca do cartão multibenefícios.Veja também
- PME12 máquinas para abrir uma empresa a partir de R$ 120query_builder9 out 2019 – 06h10
Um dos trunfos do Descompplica é unir ferramentas digitais a pontos de atendimento físicos. São quatro pontos próprios e outros 100, em formato de microfranquia, a serem abertos no final deste mês. Os postos de atendimentos, presentes em outros estabelecimentos comerciais, permitirão que o usuário agende consultas médicas e matrículas em academias e cursos, além de solicitar empréstimos e parcelamento de compras.
Com sede em Belo Horizonte, a Descompplica atua hoje nos estados de Minas Gerais e Sergipe. Junto das microfranquias, planeja agora sua expansão para Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiânia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Janeiro.
O negócio cresce 50% ao mês. Em maio deste ano, recebeu um aporte de quatro milhões de reais de investidores anjo. Os recursos foram usados para estruturar as microfranquias e o site móvel. O aplicativo da Descompplica deverá ser lançado em dezembro deste ano.
Fonte: Exame Abril