UA-154680265-1
Saida Sul DF
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • Contato
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • Contato
No Result
View All Result
Saida Sul DF
No Result
View All Result
Home Negócios e Investimentos

Carrefour: lojas são quebradas em protestos e CEO global se pronuncia

Saida Sul by Saida Sul
22 de Novembro, 2020
in Negócios e Investimentos
0 0
0
Carrefour: lojas são quebradas em protestos e CEO global se pronuncia

Carrefour: lojas são quebradas em protestos e CEO global se pronuncia

0
SHARES
33
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
imagem22-11-2020-04-11-07
imagem22-11-2020-04-11-07

Protestos no Carrefour em São Paulo  (Leo Orestes/Reprodução)

Após a morte de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, asfixiado na noite desta quinta-feira 19, por dois seguranças em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre, conforme indicou o primeiro resultado da necropsia realizada pela perícia da cidade, Alexandre Bompard, presidente global da varejista, se pronunciou nas redes sociais. 

“Em primeiro lugar, gostaria de expressar meus profundos sentimentos, após a morte do senhor João Alberto Silveira Freitas. As imagens postadas nas redes sociais são insuportáveis (…) Medidas internas foram imediatamente tomadas pelo Grupo Carrefour Brasil, principalmente em relação à empresa de segurança contratada. Essas medidas são insuficientes. Meus valores e os valores do Carrefour não compactuam com racismo e violência. Espero que o Grupo Carrefour Brasil se comprometa, além das políticas já implantadas pela empresa.”, disse o executivo no Twitter no início da noite desta sexta-feira, após uma enorme reação nas redes sociais no Dia da Consciência Negra.

Veja também

  • Morte no Carrefour: supermercado tem de ser responsável por terceirizado
    Morte no Carrefour: supermercado tem de ser responsável por terceirizado
    NEGÓCIOSMorte no Carrefour: supermercado tem de ser responsável por terceirizadoquery_builder 20 nov 2020 – 13h11

Procurada pela EXAME a empresa não se pronunciou. Mais cedo, nas redes sociais, uma nota foi divulgada (leia na íntegra abaixo).

Em primeiro lugar, gostaria de expressar meus profundos sentimentos, após a morte do senhor João Alberto Silveira Freitas. As imagens postadas nas redes sociais são insuportáveis.

— Alexandre Bompard (@bompard) November 20, 2020

Protestos

Dezenas de grupos de movimentos sociais organizaram protestos na unidade de Porto Alegre, onde aconteceu a morte de João Freitas.

O movimento foi seguido em outras cidades como São Paulo, onde a unidade da Rua Pamplona foi depredada e queimada (veja fotos no final da reportagem), e como mostram imagens nas redes sociais. No Rio Janeiro dezenas de manifestantes também ocuparam lojas. Em Belo Horizonte não foi diferente.

Em São Paulo, por exemplo, uma marcha que já aconteceria por conta do Dia da Consciência Negra caminhou sentido a unidade depredada por volta das 18h30.

No Rio de Janeiro, segundo apurações locais, as manifestações foram pacíficas ao exigir o fechamento da operação.

Protesto em frente ao Carrefour em Porto Alegre (RS) pede justiça para João Alberto, assassinado ontem na porta do supermercado. A manifestação foi convocada por organizações do movimento negro e demais movimentos sociais.

Imagens da Nathane Dovale pic.twitter.com/TSyjzSW9Rs

— Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) November 20, 2020

 

Carrefour da Pamplona nesse exato momento ✌🏻 pic.twitter.com/SvKNFCpYtl

— Nekø (@leandroneko) November 20, 2020

AGORA NO CARREFOUR DO RJ pic.twitter.com/PaHAnD5VKn

— Rene Silva (@eurenesilva) November 20, 2020

O caso

Um homem negro identificado como João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite da  quinta-feira, 19. Informações iniciais apontaram que os agressores foram um segurança e um PM temporário.

De acordo com o delegado Leandro Bodoia, plantonista da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa, teria havido um desentendimento entre a vítima e funcionários. Testemunhas disseram que João Alberto fez “gestos agressivos” durante compras no caixa. Os seguranças foram chamados por uma funcionária e o conduziram para fora da loja. A esposa da vítima seguiu dentro do estabelecimento finalizando a compra.

As imagens das câmeras de segurança mostram um homem desferindo um soco no segurança. Neste momento teriam começado as agressões, filmadas e divulgadas nas redes sociais. Quando a esposa de João Alberto saiu do supermercado em direção ao estacionamento, viu a cena e, segundo relatos, foi impedida de se aproximar. Ainda de acordo com informações de testemunhas, uma ambulância do Samu foi ao local e tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu às agressões e os suspeitos foram presos em flagrante.

Veja também

  • A ação do Carrefour caiu e voltou. Os investidores não olham para o ESG?
    A ação do Carrefour caiu e voltou. Os investidores não olham para o ESG?
    ESG – Environmental, Social and GovernanceA ação do Carrefour caiu e voltou. Os investidores não olham para o ESG?query_builder 20 nov 2020 – 14h11

Histórico

Esse não é o único caso de violência e agressão em grandes supermercados. Em um supermercado da bandeira Extra, do grupo GPA, o jovem negro Pedro Gonzaga foi imobilizado e morto por um segurança no ano passado. Na época, imagens mostravam o segurança deitado sobre o jovem, que estava aparentemente desacordado. As investigações apontaram que a vítima não portava armas e não oferecia risco algum.

Em dezembro de 2018, um outro segurança do supermercado que trabalhava em uma unidade de Osasco (SP) confessou ter envenenado um cachorro e, depois, o espancou até a morte, o que levou a rede a ser condenada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) estipulou que o Carrefour deveria pagar R$ 1 milhão em razão dos maus-tratos cometidos pelo funcionário. O fato gerou grande mobilização nas redes sociais.

Também em 2018 no Carrefour, Luís Carlos Gomes foi agredido em uma loja em São Bernardo do Campo após abrir uma lata de cerveja. Gomes, teve multiplas fraturas, sequelas, e acusou o supermercado de racismo. 

Posicionamento do Carrefour

Leia a nota na íntegra:

“O Carrefour informa que adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário.

O Carrefour lamenta profundamente o caso. Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível, e não aceitamos que situações como estas aconteçam. Estamos profundamente consternados com tudo que aconteceu e acompanharemos os desdobramentos do caso, oferecendo todo suporte para as autoridades locais”.

Fotos de protesto em São Paulo

  • 1. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    1/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 2. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    2/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 3. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    3/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 4. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    4/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 5. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    5/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 6. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    6/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 7. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    7/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 8. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    8/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 9. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    9/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

  • 10. destruição do Carrefour zoom_out_map
    destruição do Carrefour
    destruição do Carrefour

    10/10 destruição do arredores plamplona em consequência dao assassinato do Beto.Credito: Leo Orestes (Leo Orestes/Reprodução)

 

Fonte: exame.com/negocios/carrefour-lojas-sao-quebradas-em-protestos-e-ceo-global-se-pronuncia

Previous Post

Pacientes curados da covid-19 estão imunes por pelo menos seis meses, diz estudo de Oxford

Next Post

Concurso Prefeitura de Araçariguama – SP: provas suspensas

Saida Sul

Saida Sul

Next Post
Concurso Prefeitura de Araçariguama SP: provas suspensas

Concurso Prefeitura de Araçariguama - SP: provas suspensas

Noticias das últimas 24 horas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Lula promove um golpe de Estado no Brasil diz Panam Post

Lula promove um golpe de Estado no Brasil diz Panam Post

14 de Março, 2021
Após 14 anos, Brasil deve voltar a ter superávit nas contas externas

Após 14 anos, Brasil deve voltar a ter superávit nas contas externas

18 de Abril, 2021
Agendamento da vacinação para forças de segurança começa nesta segunda (19)

Agendamento da vacinação para forças de segurança começa nesta segunda (19)

18 de Abril, 2021
Simplesmente Mulher

Aprendendo com a frustração.

19 de Abril, 2021
Simplesmente Mulher

Aprendendo com a frustração.

19 de Abril, 2021
Secretaria de Saúde vacinou 35.132 pessoas nos últimos três dias

Secretaria de Saúde vacinou 35.132 pessoas nos últimos três dias

18 de Abril, 2021
Artesanato de Brasília ganha novo espaço no Pátio Brasil

Artesanato de Brasília ganha novo espaço no Pátio Brasil

18 de Abril, 2021
Oportunidades para quem quer trabalhar como doméstico

Oportunidades para quem quer trabalhar como doméstico

18 de Abril, 2021

Noticias cecentes dos últimos 7 dias

Comunicação acessível e empatia são tema de workshop

Comunicação acessível e empatia são tema de workshop

15 de Abril, 2021
Ação solidária em benefício do bem estar alheio

Ação solidária em benefício do bem-estar alheio

15 de Abril, 2021
PROFESSOR APOSENTADO DE UNIVERDADE FEDERAL UFPR É PEGO EM FLAGRANTE PICHANDO OBRA EM FLORIANÓPOLIS.

PROFESSOR APOSENTADO DE UNIVERDADE FEDERAL UFPR É PEGO EM FLAGRANTE PICHANDO OBRA EM FLORIANÓPOLIS.

14 de Abril, 2021
Gratidão em forma de mensagens durante as refeições

Gratidão em forma de mensagens durante as refeições

12 de Abril, 2021

Follow Us

No Result
View All Result
  • #471 (sem título)
  • Acompanhe em tempo real surto de CoronaVirus
  • Formulário de Contato
  • GUIA COMERCIAL SAIDA SUL
  • Home 1
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Homepage
  • Invasão de gafanhotos na África é situação sem precedentes, diz ONU
  • Irã admite que derrubou avião ucraniano por engano; presidente diz que tragédia é ‘imperdoável’
  • Plano de Saúde
  • Politica de Privacidade
  • Telha fotovoltaica será testada na Universidade Federal de Santa Catarina

© 2021 Saida Sul DF - O seu portal de noticias

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com