UA-154680265-1
No Result
View All Result
Saida Sul DF
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Tecnologia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • GUIA COMERCIAL
  • Contato
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Tecnologia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • GUIA COMERCIAL
  • Contato
No Result
View All Result
Saida Sul DF
No Result
View All Result
Home Cidades

App no combate à violência doméstica

Saida Sul by Saida Sul
3 de Outubro, 2020
in Cidades
0
App no combate à violência doméstica

App no combate à violência doméstica

0
SHARES
6
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Há 188 tornozeleiras eletrônicas instaladas no DF para fins de cumprimento de medidas protetivas relacionadas à violência doméstica. O monitoramento é em tempo real, 24h por dia, no Centro de Monitoramento Eletrônico (Cime), no SIA. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Em série de três matérias, Agência Brasília mostra que o Governo do Distrito Federal dobrou o serviço de suporte às vítimas assistidas por medidas protetivas judiciais. Aplicativo tem abrangência exclusiva na área de cobertura do Distrito Federal e atende todas as Varas de Violência Doméstica e Familiar e os Tribunais do Júri do DF. O download só ocorre com autorização judicial.

 

O chamado é simples: com o celular na mão, a mulher vítima de violência doméstica ou familiar que se sentir ameaçada por seu agressor abre um aplicativo. Com um simples toque, aciona a central da Polícia Militar, que torna prioritária a ocorrência e imediatamente encaminha uma viatura ao local, a qualquer hora do dia ou da noite.

Toda essa ação é desenvolvida pelo Viva Flor, app que, de março deste ano até agora, quase dobrou o número de mulheres assistidas, saltando de 41 para 78 protegidas (dados do dia 25 de setembro). Desde o início do programa, já foram 91 atendimentos no projeto que leva o nome oficial de Programa de Segurança Preventiva para Ofendidas em Medidas Protetivas de Urgência – Viva Flor.

Ao longo do funcionamento, o serviço, que tem pouco mais de três anos, foi acionado dez vezes. Em duas ocasiões, resultou na prisão em flagrante de agressores que, por determinação legal, estavam impedidos de se aproximarem das suas vítimas. “O fundamental é que a cada acionamento a vida de uma mulher em situação de violência doméstica ou familiar pode ser salvaguardada”, observa o subsecretário de Prevenção à Criminalidade da SSP, Manoel Arruda.

O Viva Flor tem abrangência exclusiva na área de cobertura do Distrito Federal e atende todas as Varas de Violência Doméstica e Familiar e os Tribunais do Júri do DF. A ferramenta é apenas uma das ações da rede de proteção às mulheres desenvolvida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que tem trabalhado para aprimorar os serviços no sentido de dar mais segurança e tranquilidade à população feminina.

Leia também

Foto: Divulgação/Sejus
Foto: Divulgação/Sejus

Todo apoio e proteção para a mulher vítima da violência doméstica

imagem03-10-2020-12-10-52
imagem03-10-2020-12-10-52

Como o GDF mapeia dados para combater feminicídio

imagem03-10-2020-12-10-04
imagem03-10-2020-12-10-04

Crimes contra a vida caem nos primeiros oito meses de 2020

Em março do ano passado, homens condenados por agressão em cumprimento de pena passaram a ser monitorados por uma tornozeleira eletrônica, podendo ter um dispositivo acionado pela vítima em caso de aproximação.

Atualmente, há 188 tornozeleiras eletrônicas instaladas para fins de cumprimento de medidas protetivas relacionadas à violência doméstica. O monitoramento é feito em tempo real, 24h por dia, de forma ininterrupta, por policiais penais no Centro de Monitoramento Eletrônico (Cime), localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Outra medida de apoio às vítimas adotada por essa gestão veio em junho deste ano, com a  inauguração da segunda unidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Ceilândia. A primeira continua em atividade na Asa Sul.

Foto: Divulgação/CNJ
Foto: Divulgação/CNJ
Atualmente, há 188 tornozeleiras eletrônicas instaladas para fins de cumprimento de medidas protetivas relacionadas à violência doméstica. Foto: Divulgação/CNJ

Acesso só com autorização judicial

A expansão do número de vítimas atendidas pelo Viva Flor tem um ponto a ser comemorado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) – desenvolvedora e gerenciadora do aplicativo: o aumento do número de vítimas que denunciam seus abusadores.

No entanto, para que elas possam utilizar do recurso de monitoramento é necessário que essas mulheres procurem ajuda em juizados capacitados a solicitar a inclusão delas no serviço de proteção. O download do aplicativo só ocorre com autorização judicial.

No Distrito Federal, já são 20 juizados da violência familiar e doméstica contra a mulher e 40 tribunais de júri aptos a dar a garantia protetiva a essas mulheres, de acordo com informações da SSP. Todos eles estão aptos a encaminhar os casos de violência doméstica às medidas protetivas e aos programas de proteção à mulher do governo.

Prevenção só com esclarecimento

O enfrentamento ao feminicídio é prioridade do GDF na proteção à mulher. Mas de acordo com o secretário de Segurança Pública Anderson Torres, por acontecer, em sua maioria, no ambiente familiar, acaba sendo um crime de difícil prevenção.

“Somente em 2020, cerca de 70% dos casos aconteceram dentro de residências, enquanto outros em ambientes reservados, o que dificulta o trabalho da polícia”, ressalta o secretário. Por isto, para o gestor, é necessário ampliar o debate na sociedade, além de ampliar a oferta de segurança para que as vítimas consigam se sentir à vontade para denunciar.

*Leia neste domingo (4) – Vítima e agressor serão monitorados: dispositivo vai permitir que polícia seja avisada quando mulher, em medida protetiva, for colocada em risco por aproximação indesejada

Cime Deam GDF Mulher app Secretaria de Segurança Pública violência doméstica no DF Viva Flor

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/10/03/app-no-combate-a-violencia-domestica

Previous Post

Indústria da aviação aposta em “retomada verde” para superar crise

Next Post

Educação

Saida Sul

Saida Sul

Next Post
Educação

Educação

As mais comentadas nas ultimas horas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Jaqueline Silva e Ibaneis inauguram obras em Santa Maria

Inaugurada via Vicinal 371 que liga condominio Total Ville à Santa Maria

25 de Fevereiro, 2021
Estudo de Israel mostra que uso da ivermectina no tratamento da covid 19 pode ter impacto significativo na saúde pública e encurtar tempo de isolamento

O estudo israelense mostra que o uso da ivermectina no tratamento kovid-19 pode ter um impacto significativo na saúde pública e no encurtamento do tempo de isolamento.

14 de Fevereiro, 2021
Inscrição no auxílio emergencial 2021 será feita com cadastro antigo

Inscrição no auxílio emergencial 2021 será feita com cadastro antigo

1 de Março, 2021
Aberta a renovação de inscrições da Escola de Esporte

Aberta a renovação de inscrições da Escola de Esporte

1 de Março, 2021
Saúde remobiliza mais 30 leitos de UTI Covid nesta segunda feira

Saúde remobiliza mais 30 leitos de UTI Covid nesta segunda-feira

1 de Março, 2021
Concurso Dores do Turvo MG: Prefeitura reabre inscrições

Concurso Dores do Turvo – MG: Prefeitura reabre inscrições

1 de Março, 2021
Gabriel Azevedo, vereador de Belo Horizonte, é espancado durante assalto em SP

Gabriel Azevedo, vereador de Belo Horizonte, é espancado em SP em caso de lesão corporal

1 de Março, 2021
Mais de 65 mil idosos já foram vacinados no DF

Mais de 65 mil idosos já foram vacinados no DF

1 de Março, 2021

Noticias da ultima semana

Ofertas de emprego oferecem 277 vagas nesta quinta (25)

Ofertas de emprego oferecem 277 vagas nesta quinta (25)

24 de Fevereiro, 2021
Processo seletivo Prefeitura de Pedra Preta MT: saiu EDITAL

Processo seletivo Prefeitura de Pedra Preta – MT: saiu EDITAL

23 de Fevereiro, 2021
Concurso Sítio Novo MA: PROVAS DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2021

Concurso Sítio Novo – MA: PROVAS DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2021

27 de Fevereiro, 2021
Governo destina 200 milhões de reais para pagar precatórios

Governo destina 200 milhões de reais para pagar precatórios

25 de Fevereiro, 2021
Facebook Twitter Google+ Youtube RSS
No Result
View All Result
  • Notícias
    • Brasil
    • Politica
    • Economia
    • Tecnologia
    • Mundo
  • Cidades
    • Gama
    • Park Way
    • Santa Maria
  • GUIA COMERCIAL
  • Contato

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com