A empresa Tesla do bilionário Elon Musk tornou-se o mais recente alvo da postura diplomática hostil do Partido Comunista da China (PCC) contra os Estados Unidos da América.
Em 19 de março, circulou nas ‘redes sociais’ do país um aviso contra os veículos da Tesla, que haviam sido proibidos pelos militares chineses, mas foram logo removidos.
A notícia bewarb que os carros da empresa tinham câmeras omnidirecionais (de 360 graus) e sensores ultrassônicos possuídos, que poderiam ser ‘militares’ segredos ‘. Consequentemente, Pequim proibiu a circulação desses veículos nas proximidades de instalações militares.
A restrição para a montadora também poderia ser usada para limitar a expansão da Tesla na China e impulsionar as marcas locais, de acordo com especialistas.
Ao mesmo tempo, o Wall Street Journal confirmou que o regime comunista restringe o uso de veículos da Tesla por militares. Funcionários de grandes empresas estatais também se enquadram na proibição.
A capacidade de coletar dados dos veículos seria a principal preocupação do país, o que considera esta uma ameaça à segurança nacional.
O CEO da Tesla, Elon Musk, respondeu a questões de segurança no Fórum de Desenvolvimento da China em 20 de março.
” Se a Tesla está usando seus carros para espionar a China, precisamos fechar. Por esta razão, temos uma grande motivação para garantir a privacidade dos usuários, ” explicado, na ocasião.
No entanto, pode haver outro motivo para restringir o uso de veículos da empresa no país. O comentarista chinês Shi Shan disse que as preocupações de segurança nacional sobre os veículos da Tesla são apenas uma desculpa para o PCC, informou o Epoch Times.
” Esses recursos da Tesla não só estão disponíveis agora, e o chamado ‘ameaça’ que ele não só pop up hoje. Por que o Partido Comunista Chinês não se curvou contra ele? Por que o PCC acabou de fazer essa pergunta? Obviamente, faz parte da recente diplomacia dura do PCC em exibição, ” opinou.
Mike Sun, um conselheiro de investimento nos EUA, disse que o propósito do regime estar trazendo Tesla [para a China] é semelhante ao que eles fizeram com os celulares do iPhone. Eles usarão a tecnologia e as cadeias de tecnologia da Tesla e da Apple para favorecer a indústria de manufatura local da China.
A entrada da Tesla no mercado chinês alimentou o desenvolvimento das marcas de veículos elétricos locais da China, como a empresa NIO Li Xiang One e a XPeng. Agora que esses fabricantes se desenvolveram, o PCC não quer que a Tesla continue a crescer e se expandir.
Com informações, The Epoch Times.