20.5 C
Brasília
quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img

BC da Rússia corta taxa de juros para 11% em reunião extraordinária

O banco central da Rússia reduziu a taxa básica de juros em 3 pontos percentuais, de 14% para 11%, durante reunião extraordinária de política monetária realizada nesta quinta-feira. Foi o terceiro corte desde abril.

A decisão reverte amplamente a duplicação da taxa de juros logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia seguida de sanções ocidentais, quando subiu de 9,5% para 20%. Ocorre ainda em meio à diminuição da pressão inflacionária, devido à dinâmica da taxa de câmbio, com o rublo sendo negociado nos maiores níveis em anos em relação ao dólar já que as receitas na moeda russa com as exportações de petróleo e gás aumentaram devido aos preços mais altos de energia.

Além disso, há um declínio perceptível nas expectativas de inflação entre consumidores e empresas. De acordo com a autoridade monetária russa, a inflação anual ao consumidor deve desacelerar ao intervalo entre 5% e 7% no ano que vem, retornando à meta de 4% em 2024. Com base na estimativa de maio do BC russo, a taxa anual do índice de preços no varejo estava em 17,5%.

Ainda assim, o BC russo avalia que as perspectivas para a economia da Rússia são sombrias. “As condições externas para a economia russa ainda são desafiadoras, restringindo consideravelmente a atividade econômica”, apontou a instituição.

1 de 1 — Foto: Evgeny GoTown.ru/Pixabay

— Foto: Evgeny GoTown.ru/Pixabay

Fonte: valor.globo.com/financas/noticia/2022/05/26/bc-da-russia-corta-taxa-de-juros-para-11percent-em-reuniao-extraordinaria.ghtml

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
3,368FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

ULTIMOS ARTIGOS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com