27.5 C
Brasília
quarta-feira, agosto 10, 2022
spot_img

Parlamento da Finlândia aprova adesão à Otan

1 de 3 Primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, observa o plenário que votou a favor do pedido de entrada do país na Otan — Foto: Lehtikuva/Antti Aimo-Koivisto via Reuters

Primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, observa o plenário que votou a favor do pedido de entrada do país na Otan — Foto: Lehtikuva/Antti Aimo-Koivisto via Reuters

O Parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira (17) petição do governo para que o país se candidate a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O pedido de adesão foi aprovado por maioria ampla. Segundo o porta-voz do parlamento, Matti Vanhanen, 188 parlamentares votaram a favor da medida, e apenas 8 contra.

2 de 3 Placar mostra o resultado da votação que aprovou a candidatura da Finlândia à Otan — Foto: Lehtikuva/Antti Aimo-Koivisto via Reuters

Placar mostra o resultado da votação que aprovou a candidatura da Finlândia à Otan — Foto: Lehtikuva/Antti Aimo-Koivisto via Reuters

Por meio de um comunicado, a Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá receber na quinta-feira (19) a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre a candidatura dos dois países à Otan.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira que seu país não irá aprovar a entrada da Suécia e Finlândia na Otan —para que um novo integrante seja admitido é preciso que todos os atuais membros concordem com o ingresso do país requerente.

Tradicionalmente neutros, os países do norte europeu sinalizaram a intenção de integrar rapidamente a aliança militar do Ocidente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Finlândia e Suécia se aproximam da Otan após a guerra da Ucrânia; entenda
Finlândia e Suécia se aproximam da Otan após a guerra da Ucrânia; entenda

Finlândia e Suécia se aproximam da Otan após a guerra da Ucrânia; entenda

3 de 3 Suécia e Finlândia ficam próximas à Rússia — Foto: Arte g1

Suécia e Finlândia ficam próximas à Rússia — Foto: Arte g1

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/17/parlamento-da-finlandia-aprova-adesao-a-otan.ghtml

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
3,432FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

ULTIMOS ARTIGOS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com