20.5 C
Brasília
quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img

Você viu? Tragédias em meio às chuvas em MG, onda de calor no Sul, avanço da ômicron e novas restrições, e os novos integrantes do BBB

Chuvas se espalham pelo país, e Minas Gerais tem transbordamento de represa, queda de paredão de pedras e casarão histórico destruído por deslizamento de terra. Calorão na região Sul e países vizinhos causa blecaute de energia e recorde de temperatura. Ômicron avança, estados anunciam medidas de restrição – e vacinas para crianças chegam ao Brasil. E quem poderia se esquecer da Grávida de Taubaté e da Luiza do Canadá? Esses memes já fazem uma década. O cachorro que socorreu dois cães menores em alagamento. E os participantes do "BBB22" finamente anunciados.

Chuvas pelo Brasil e deslizamento de terra em Ouro Preto

1 de 6 Casarão histórico é destruído por deslizamento de terra em Ouro Preto (MG); Moradores limpam as ruas em Raposos (MG) após fortes chuvas causarem enchentes na cidade; Foto aérea mostra as ruas alagadas no município de Juatuba (MG) após fortes chuvas; Rosane Oliveira limpa uma igreja evangélica atingida por enchente em Raposos (MG). — Foto: Reprodução/TV Globo; Douglas Magno/AFP; Washington Alves/Reuters

Casarão histórico é destruído por deslizamento de terra em Ouro Preto (MG); Moradores limpam as ruas em Raposos (MG) após fortes chuvas causarem enchentes na cidade; Foto aérea mostra as ruas alagadas no município de Juatuba (MG) após fortes chuvas; Rosane Oliveira limpa uma igreja evangélica atingida por enchente em Raposos (MG). — Foto: Reprodução/TV Globo; Douglas Magno/AFP; Washington Alves/Reuters

A chuva segue causando mortes e fazendo estragos pelo Brasil. O número de vítimas dos temporais em Minas Gerais chegou a 25. E mais de 35 mil pessoas tiveram de deixar suas casas – o total de cidades em situação de emergência passou de 375. Entre esses municípios, está Ouro Preto, onde um morro deslizou e destruiu um casarão histórico do século 19 – ninguém se feriu. O imóvel estava interditado desde 2012 (veja o momento exato em que a avalanche de terra atinge o casarão).

No Espírito Santo, o Rio Doce transbordou, alagou plantações inteiras e desalojou famílias. Na Bahia, desde dezembro afetada pelos temporais, o número de municípios em situação de emergência subiu para 175. Os transtornos também foram sentidos em Goiás. Enxurradas interditaram rodovias, arrastaram pontes e formaram piscinas de lama. Imagens mostraram cavalos afundando nesses atoleiros.

E mais…

Em Capitólio (MG), os bombeiros encerraram as buscas na Represa de Furnas por vítimas de uma tragédia que também pode ter relação com a chuva. As fortes imagens de um paredão de pedras desabando em cima de barcos impressionaram. Especialistas acreditam que o desmoronamento tenha relação com infiltrações provocadas pelas chuvas.

🤧 Avanço da ômicron e novas restrições 😷

2 de 6 — Foto: Getty Images

— Foto: Getty Images

A disparada de casos da variante ômicron no Brasil fez estados e capitais retomarem restrições (veja lista). Mas as medidas estão bem mais brandas do que quando havia recordes no número de mortes por Covid-19. Agora, continuam funcionando restaurantes, bares e demais serviços não essenciais.

Em São Paulo, por exemplo, o governo recomendou apenas que estádios e eventos culturais limitem o público a 70% e exijam comprovante de vacinação. A obrigatoriedade do uso de máscaras foi prorrogada até 31 de março😷. Enquanto isso, em todo o país há risco de falta de testes de Covid, segundo alertou associação de laboratórios. A Anvisa trabalha para aprovar até terça-feira o uso de autotestes no país, o que poderá desafogar a alta demanda.

💉 E teve também vacina para crianças…

Na quinta-feira, chegaram ao país as primeiras vacinas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. O 1º lote contém 1.248.000 doses, e outras duas entregas são esperadas ainda para janeiro, totalizando 4,3 milhões de doses. A primeira criança a ser vacinada foi o garoto indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, em cerimônia em São Paulo na sexta-feira.

Quer beber? Só para vacinados

Somente vacinados poderão comprar bebidas alcoólicas e maconha em Québec, no Canadá. A exigência do passaporte sanitário gerou uma corrida por doses na província: a vacinação contra Covid aumentou mais de 400% em apenas uma semana.

O primeiro-ministro de Québec, François Legault, anunciou ainda que cobrará imposto de quem recusar a vacina. A taxa já tem até nome: 'contribuição de saúde'.

📝 Prezado senhor Presidente…

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, divulgou uma nota no sábado (8) em que cobra que o presidente Jair Bolsonaro se retrate por ataques à agência. Dois dias antes, Bolsonaro minimizou o número de mortes de crianças pela Covid-19 durante uma entrevista, e colocou em dúvida a honestidade dos profissionais da Anvisa por terem aprovado a vacinação infantil contra Covid.

A resposta de Barra Torres veio em tom pessoal, e diretamente ao presidente Bolsonaro. No documento, Torres diz que, caso o presidente tenha informações que "levantem o menor indício de corrupção" contra ele, que "não perca tempo nem prevarique" e que "determine imediata investigação policial". Ele também pediu que, caso não tenha indícios, Bolsonaro se retrate da acusação feita contra a agência. Leia a íntegra da nota.

🗨️ "Agora, se o Senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente", disse Barra Torres.

☀️ Calorão no Sul e em países vizinhos 🔥

3 de 6 Homem se refresca às margens do Rio de la Plata, durante onda de calor em Buenos Aires, no domingo (9) — Foto: Reuters/Agustin Marcarian

Homem se refresca às margens do Rio de la Plata, durante onda de calor em Buenos Aires, no domingo (9) — Foto: Reuters/Agustin Marcarian

Enquanto parte do Brasil foi tomada por tragédias causadas pelo excesso de chuva, na região Sul e em países vizinho foi o calorão que deu o tom da estação. Até na região da Patagônia argentina, conhecida pelas temperaturas congelantes no inverno, teve cidade marcando 42,8ºC. No Paraná e no Rio Grande do Sul, os termômetros superaram os 40º. Uruguaiana, cidade gaúcha fronteiriça, quebrou o recorde dos últimos 62 anos, ao marcar 41,1ºC. São Borja, também na fronteira Oeste do estado, registrou 44ºC.

A onda de calor nesta região da América do Sul foi tão grande, que Buenos Aires chegou a ter um blecaute devido à alta demanda energética por uso de ar-condicionado e ventilador. 750 mil pessoas ficaram sem energia. Até o sistema de purificação de água na cidade foi afetado, e foi preciso pedir para que moradores otimizassem seu uso.

Caso Beatriz

4 de 6 Caso Beatriz — Foto: Montagem/Reprodução

Caso Beatriz — Foto: Montagem/Reprodução

Seis anos depois do crime que chocou Petrolina, o brutal assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, pode ter novas respostas. O homem acusado de ter matado a criança com 10 facadas dentro de um colégio particular é Marcelo da Silva, de 40 anos. Segundo a Polícia Cientifica de Pernambuco, ele teria confessado o crime.

As últimas imagens de Beatriz foram gravadas dentro da escola, no dia do crime. Ela participava da formatura da irmã quando saiu para beber água e desapareceu. O DNA de Marcelo foi encontrado na faca com a qual a criança foi morta. Segundo a polícia, a menina teria se assustado ao ver o suspeito com uma faca, e ele a teria matado para silenciá-la.

A mãe de Beatriz, Lucinha Mota, diz que não está convencida da motivação do crime, embora acredite na identificação do material genético do suspeito. Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso.

10 anos de memes

5 de 6

Uma década de memoráveis memes. Afinal, quem poderia se esquecer da garota que ficou famosa apenas por estar no Canadá e da falsa grávida de Taubaté, que simulou um barrigão de quadrigêmeos e virou até fantasia de escola de samba?

Pois é, e a Luiza do Canadá, que ganhou fama no país inteiro sem nem estar aqui, apenas por ter sido citada pelo pai numa propaganda de um empreendimento imobiliário, já não é mais uma estudante de intercâmbio na América do Norte. Ela virou dentista em João Pessoa, casou e aguarda seu primeiro filho. Já a Grávida de Taubaté optou pela discrição depois de encerrado na Justiça um processo por estelionato contra ela e o marido.

🐶 Doguinho herói

Vídeo mostra momento em que rottweiler salva outros dois cães durante enchente em Barretos
Vídeo mostra momento em que rottweiler salva outros dois cães durante enchente em Barretos

Vídeo mostra momento em que rottweiler salva outros dois cães durante enchente em Barretos

Melhor amigo do homem e herói dos companheiros cães: foi isso que o rottweiler Buddy demonstrou ser ao salvar outros dois cachorros da raça maltês, menores que ele, durante um alagamento em Barretos (SP). Os pets estavam sozinhos em casa na hora em que caiu um temporal na cidade. A família tutora deles estava viajando.

Durante a chuva, vizinhos viram o desespero dos animais e filmaram o momento em que Buddy guiava dois dos cães menores da varanda alagada para uma área da casa onde havia uma cadeira. Infelizmente, um terceiro maltês da família ainda está desaparecido. Veja o vídeo do "resgate" acima e leia a reportagem completa.

'BBB22'

6 de 6 Tadeu Schmidt é o novo apresentador do BBB — Foto: TV Globo/João Cotta

Tadeu Schmidt é o novo apresentador do BBB — Foto: TV Globo/João Cotta

Depois de muita espera, a Globo divulgou ontem a lista com os participantes do "BBB22" ao longo da programação. O programa estreia na segunda, com apresentação de Tadeu Schmidt. Quer ver a lista completa? Corre aqui 👀. 

Também teve isso 👀

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2022/01/15/voce-viu-tragedias-em-meio-as-chuvas-em-mg-onda-de-calor-no-sul-avanco-da-omicron-e-novas-restricoes-e-os-novos-integrantes-do-bbb.ghtml

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
3,368FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

ULTIMOS ARTIGOS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com