Home As Mais Lidas da Semana Frente Negra Gaúcha empossa sua 2ª gestão nesta sexta-feira (26)

Frente Negra Gaúcha empossa sua 2ª gestão nesta sexta-feira (26)

0
Frente Negra Gaúcha empossa sua 2ª gestão nesta sexta feira (26)
Frente Negra Gaúcha empossa sua 2ª gestão nesta sexta feira (26)

A Frente Negra Gaúcha (FNG) dará posse à sua segunda gestão nesta sexta-feira (26), a partir das 19h30, na Associação Satélite Prontidão, localizada no bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do Youtube da entidade.

O economista e advogado João Carlos Almeida dos Santos será reempossado como presidente. Segundo ele, a recondução da primeira diretoria para o biênio 2022-2023 demonstra que as finalidades e os objetivos estratégicos pretendidos pela entidade foram atendidos, também afirmando que ainda há muito trabalho a ser feito.

::Leia também: Pautas sobre racismo "bombam" no mês da Consciência Negra, mas manchetes somem depois da data::

Também afirma que, em seus dois anos de mandato, a Frente Negra Gaúcha realizou importantes ações no campo social, educacional, cultural, político e da saúde, tendo, hoje, reconhecimento nacional. Recorda também que, por esses motivos, o Coletivo Cuca Congo apresentou uma proposta na Câmara Municipal de Porto Alegre para conceder a Comenda Porto do Sol à FNG.

"São ações na área da educação, não apenas com a elaboração de propostas, mas, também, na atuação no âmbito da formação, da mesma forma na área da saúde com ênfase na informação e formação junto às comunidades. Também pretendemos ampliar nossas proposições na área de emprego e renda com destaque à participação de empreendedores negros, ações e promoções culturais, bem como pretendemos ampliar nossa atuação social com ações solidárias, a exemplo do que já viemos fazendo”, ressalta João Carlos.

Segundo o economista e advogado, a FNG precisa ser propositiva no sentido de demonstrar à sociedade em geral (negros e não-negros) que a eliminação das desigualdades sociais e raciais será uma conquista de todos e para todos, com vantagens, benefícios e desenvolvimento socioeconômico para toda a nação.  Ressalta ainda, que cabe ao Estado implantar as políticas públicas nestes combates.

Canais de Comunicação: Site oficial / Facebook / Youtube

Sobre a Frente Negra

Criada em 2019, a Frente Negra Gaúcha é uma associação civil com fins públicos e não lucrativos, de caráter educacional e cultural, de formação política e social, filantrópica, assistencial, promocional e sem cunho partidário.  É composta por negros e não-negros, sem distinção de gênero, idade, origem social, de classe e religiosa, escolaridade e naturalidade. Busca a coalizão de todas as forças para o enfrentamento do racismo sistêmico que estrutura a sociedade brasileira. A FNG tem por objetivos a conscientização e a promoção do negro e do seu potencial, por meio da formação e da representação política nos diferentes espaços de poder para redução das desigualdades raciais e sociais.

"Nesta primeira gestão, tivemos a oportunidade de realizar alguns dos nossos sonhos e propósitos, mas esta administração, em especial, deverá consolidar a atuação da Frente no sentido de levar a população negra gaúcha a uma reflexão profunda sobre a necessidade da representatividade negra nos espaços de poder", afirma João Carlos Almeida dos Santos.

O presidente da FNG destaca a formação de uma bancada negra no Legislativo Municipal como uma das principais conquistas da população gaúcha nas últimas décadas. Segundo ele, a entidade tem atuado no sentido de propor pautas para ações públicas que minorem as dificuldades das populações mais vulneráveis da cidade.

Tomarão posse a pedagoga Vanessa da Silva Mulet, como vice-presidenta; o advogado Luis Carlos Souza dos Santos, como Diretor Financeiro; a professora Elaine Carvalho Valcam como Diretora-Financeira substituta; o técnico Silvio Luiz Garcias, como Diretor Social; o administrador e acadêmico de História, Érico Oliveira Leoti, como Diretor Social substituto; a estudante Aline Niara Rodrigues Alves, como Diretora de Formação Política; o doutor em Ciência Política, Airton Fernandes Araújo, como Diretor-substituto de Formação Política; a jornalista e especialista em produção cultural, Silvia Abreu, como Diretora de Comunicação; a jornalista Alessandra Folyver, como diretora-substituta de Comunicação; a técnica de enfermagem Tânia Maria dos Santos Vieira como Secretária e o professor-mestre Lucas Roxo como Secretário-substituto. Integram o Conselho Fiscal: Maria Cristina Ferreira dos Santos; o administrador Kleber Rocha da Silva; o empresário Antônio Eduardo de Matos Ferreira; o contador Euclides Martins Camargo e o advogado José Guarassu Barbosa.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira

Fonte: www.brasildefato.com.br/2021/11/26/frente-negra-gaucha-empossa-sua-2-gestao-nesta-sexta-feira-26

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile