17.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 29, 2021
spot_img

França anuncia represálias pós-Brexit por pesca; Reino Unido considera medidas ‘desproporcionais’

A França anunciou nesta quarta-feira (27) que entrará em vigor na próxima terça uma lista de sanções contra o Reino Unido caso as licenças para pescadores franceses continuem insuficientes, o que Londres considerou "desproporcional" (leia mais no fim da reportagem).

LEIA TAMBÉM

Depois do Conselho de Ministros de quarta-feira, o governo francês decidiu que, se não houver avanços até o início de novembro, várias medidas serão aplicadas.

O governo francês pretende proibir o desembarque de produtos marinhos britânicos na França e instalar "controles aduaneiros e sanitários sistemáticos sobre os produtos britânicos desembarcados".

Relembre no VÍDEO abaixo as regras do Brexit, que passaram a valer no início de 2021

Pós Brexit no Reino Unido: as regras que passam a valer a partir de 1 de janeiro
Pós Brexit no Reino Unido: as regras que passam a valer a partir de 1 de janeiro

Pós-Brexit no Reino Unido: as regras que passam a valer a partir de 1 de janeiro

O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, referiu-se a uma resposta gradual, com uma possível "segunda série de medidas", com medidas "sobre o fornecimento de eletricidade para as ilhas anglo-normandas".

Posteriormente, o governo britânico chamou as retaliações francesas de "decepcionantes" e "desproporcionais".

Briga comercial após o Brexit

2 de 2 Relógio com contagem regressiva para o Brexit, projetado na fachada da residência oficial do primeiro-ministro britânico, em 10 Downing Street, Londres, chega ao 00:00, na sexta-feira (31) — Foto: Reuters/Toby Melville

Relógio com contagem regressiva para o Brexit, projetado na fachada da residência oficial do primeiro-ministro britânico, em 10 Downing Street, Londres, chega ao 00:00, na sexta-feira (31) — Foto: Reuters/Toby Melville

O anúncio surge no contexto do conflito entre os dois países sobre o número de licenças concedidas aos pescadores franceses após o Brexit nas ilhas anglo-normandas. A questão da pesca é uma das que mais geram atritos pós-Brexit entre a França e o Reino Unido, embora envolva um pequeno número de atores.

"As ameaças da França são decepcionantes e desproporcionais e não correspondem ao que se poderia esperar de um aliado e parceiro próximo", disse um porta-voz do governo britânico, citado em um tuíte do secretário de Estado responsável pelo Brexit, David Frost.

Frost denunciou a falta de "comunicação oficial do governo francês a esse respeito".

Em reação a possíveis medidas francesas, o porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson havia indicado anteriormente que não havia "nenhum contato formal" com o governo francês sobre esse ponto.

"É importante destacar que 98% das licenças de pesca foram concedidas", acrescentou o premiê.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/27/franca-anuncia-represalias-pos-brexit-por-pesca-reino-unido-considera-medidas-desproporcionais.ghtml

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
3,032FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

ULTIMOS ARTIGOS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com