UA-154680265-1
Sábado, Setembro 25, 2021
InicioCidades11,1 mil adolescentes de 16 anos vacinados nesta sexta (10)

11,1 mil adolescentes de 16 anos vacinados nesta sexta (10)

“Estou muito feliz por estar dividindo esse momento com meu filho e estou ansiosa para chegar a vez da minha caçula de 13 anos” Rosa Cavalcante, mãe do adolescente Bruno Cavalcante

O Distrito Federal avança na campanha de imunização contra a covid-19 e já vacina jovens a partir dos 16 anos. Nesta sexta-feira (10), primeiro dia de atendimento para essa faixa etária, 11.114 jovens de 16 anos foram vacinados com a primeira dose.

O movimento nos pontos de vacinação foi intenso durante todo o dia, com pessoas iniciando o ciclo vacinal ou concluindo a imunização com a segunda dose. “Vim com mais duas amigas para vacinar.

Nem senti, não doeu nadinha”, disse a estudante Fiorella Dutra, de 16 anos, vacinada na Unidade Básica de Saúde 2 da Asa Norte. Considerando outras faixas etárias, ao todo, 12.906 pessoas compareceram aos pontos de vacinação para receber a primeira dose nesta sexta. O público total vacinado com a primeira, até o momento, é de 2.047.558 pessoas.

Com a segunda dose, 27.267 indivíduos completaram o ciclo vacinal nesta sexta e outros 46 receberam a dose única. Com isso, a cobertura vacinal no DF chegou a 79,41% com a primeira dose e 39,32% com a segunda. O percentual considera somente a população vacinável, que tem 12 anos ou mais.

2.047.558 pessoas no DF já tomaram a primeira dose

Emoção em família

Acompanhada da mãe, Luciana Dantas Mariz, de 51 anos, e do pai, Hélio Meira de Sá, de 57 anos, a jovem Manuela Mariz de Sá, de 16 anos, foi vacinada contra a covid-19 na UBS 1 da Asa Sul. Para o pai dela, foi uma emoção ver a filha se protegendo contra o novo coronavírus.

“É uma sensação de alívio e alegria. Estávamos na expectativa para imunizar a nossa pequena e fechar o ciclo de toda a família”, falou o pai da adolescente.

Já o adolescente Bruno Cavalcante, de 16 anos, foi se vacinar acompanhado da mãe Rosa Cavalcante, de 42 anos. Ela conta que fez questão de levar o filho até a UBS. “Estou muito feliz por estar dividindo esse momento com meu filho e estou muito ansiosa para chegar a vez da minha caçula de 13 anos”, afirma.

Luciana Dantas Mariz e Hélio Meira de Sá acompanharam a filha, Manuela Mariz de Sá: “É uma sensação de alívio e alegria”, diz o pai | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Fim de semana

Neste fim de semana, seis pontos de vacinação estarão abertos no sábado e quatro no domingo para vacinar os adolescentes de 16 e 17 anos. Para os adultos com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose, serão cinco pontos no sábado e quatro no domingo.

Haverá vacinação para quem está no prazo de completar o ciclo vacinal ou que deseja antecipar a segunda dose com as vacinas AstraZeneca e Pfizer-BioNTech (no caso, quem tem a segunda marcada no cartão de vacina até o dia 24 de setembro).

O horário de funcionamento dos pontos é das 9h às 17h, com exceção da Praça dos Cristais que funciona das 18h às 22h. Veja aqui a lista dos pontos de vacinação.

*Com informações da Secretaria de Saúde

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular